Pilates

Conheça o Metodo

O Método Pilates , foi criado na década de 20, porém muitos ainda não conhecem.

- Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha no fim do século XIX. Desde criança dedicou sua vida ao estudo do corpo humano, a fim de obter um corpo forte e saudável para vencer seu raquitismo, suas crises de asma e febre reumática que sofria.
- Em 1914, Joe como era conhecido, desenvolveu seu sistema integrado de exercício físico, antes chamado de "Contrologia", aplicando em seus companheiros, recuperando os feridos da 1ª Guerra Mundial, no campo de concentração de Lancaster, Reino Unido.
- Em 1920, após a Guerra, Pilates torna-se o preparador físico do Departamento de Policia de Berlim, promovendo uma verdadeira reeducação dos movimentos, identificando os limites e as necessidades da anatomia humana.
- Em 1925, Joseph Pilates viaja de férias para os EUA, com o intuito de registrar seu método e seus equipamentos e um ano mais tarde, muda-se definitivamente para o EUA e durante sua viajem de navio conhece sua terceira mulher Clara Zeuner.
- Em 1926, Joseph Pilates, monta seu Studio The Pilates NYCP, na Oitava Avenida e começa a difundir seu Método de Condicionamento Físico, chamado de " Contrologia".

"Um homem é tão velho quanto sua coluna é flexível,
A mulher é tão velha quanto aparenta ser de manhã . Joe Pilates"

Joseph Pilates morreu em 1967 devido a complicações respiratórias, que obteve após o incêndio que ocorreu no seu Studio aonde o mesmo inalou muita fumaça, tentando salvar seus escritos. Nessa época vários ex – alunos já tinham criado outras vertentes do método, no entanto foi para Romana Krizanowska (1ª Geração de sucessores), que Joseph Pilates, deixou antes de morrer todos seus aparelhos e a responsabilidade de manter a originalidade e autenticidade do método sem sofrer as influências de outras metodologias, como estava acontecendo com o restante do mundo.

Até 2013, antes de falecer Romana Krizanowska e sua filha Sári guiavam, treinavam e testavam todos os instrutores por elas formados. Formação que se estende por mais de 800 horas de treinamento e por diversos testes práticos e teóricos. Os instrutores ainda participam anualmente da Educação Contínua, que hoje é ministrada por Sári, em um dos centros de treinamento ao redor do mundo.
Dentre eles o principal centro representante no Brasil é o The Pilates Studio Brasil , dirigida pela a Professora Inélia Garcia (2ª Geração de sucessores), desde 1996, Nomeada Teacher of The Teachers, Inélia hoje é quem mais, se não a única que atua dentro do Pilates Autêntico Original, no Brasil
Romana Faleceu no fim de 2013 e confiou alguns de seus escritos e de Joseph Pilates a Inélia, que tem a incumbência de continuar a defender o Método Original Clássico ,de Joseph Pilates.

O Studio CrPilates, tem a supervisão da Professora Sandra Cazarin Rodrigues (3ª Geração de sucessores), a mesma fez sua formação em 2005 no centro de Treinamento do "The Pilates Studio Brasil", com a Teacher of Teachers Inélia Garcia e teve a presença no seu terceiro módulo de formação avançado a The Master Teacher, Romana Krizanowska e sua Filha Sári.
A CrPilates, acredita que além de tudo a prática diária do método nos dá o alimento correto para trabalharmos com nossos alunos. Por isso como Joe Pilates, vivenciamos no nosso corpo oque aplicamos em nossos alunos.

Benefícios

Benefícios
• Melhora a capacidade cardio-respiratória;
• Incrementa o condicionamento físico e mental;
• Alivia problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
• Melhora o desempenho sexual;
• Propicia a harmonia do corpo, tornando-o mais equilibrado, flexível e forte
• Melhora a força, flexibilidade, resistência e controle motor;
• Melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal;
• Fortalece a musculatura abdominal;
• Desenvolve os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas;
• Revitaliza;
• Propicia leveza;
• Mantém a mente alerta;
• Melhora o estado geral de saúde;
• Otimiza o desempenho desportivo;
• Promove condição segura para a melhora no estilo de vida e da auto-estima;

. Trabalha Corpo - Mente - Emoção.

Faça Pilates:'' sinta seu corpo em movimento''

Indicações

O Método Pilates, atuando nas patologias:
• Sistema Circulatório – oxigenando o sangue, auxiliando a drenagem linfática, liberando as endorfinas, que são responsáveis pela sensação do bem estar.
• Sistema Imunológico – dá estimulo para resistir melhor as doenças.
• Ossos – ajuda a prevenir a deteriorização dos ossos.
• Incontinência Urinária – fortalece toda musculatura do assoalho pélvico, ajudando na prevenção e até mesmo a cura desse desconforto, propiciando uma melhora também no desempenho sexual.
• Hérnia de disco – o método trabalha aliviando as dores, restabelece o espaço entre as vértebras, descomprimindo o disco, através do fortalecimento e alongamento da musculatura, realinhando a coluna para o seu eixo correto. A prática faz a pessoa “crescer”/alongar, diminui os espasmos musculares, melhora o formigamento, propiciando á pessoa a voltar a exercer suas atividades profissionais e pessoais, recuperando o seu prazer em se mexer e consequentemente seu bom humor.
• Enxaqueca – o exercícios melhora o consum o máximo de oxigênio(VO2máx), amenizando os sintomas de enxaquecas, proporcionando assim uma melhora da qualidade de vida.
• Tendinite e Tenossinovite no punho – os exercícios do método pilates, utilizados corretamente em alunos sem dor crônica, podem ser uma boa opção na prevenção e tratamento dessas disfunções.
• Dores e Desconfortos – um dos motivos que impulsionou o Pilates é a rápida percepção dos resultados, a técnica respeita as limitações do praticante, é uma atividade prazerosa, atua na prevenção e recuperação de problemas e vícios posturais, trabalhando a saúde como um todo.
• Doença de Parkison – pacientes do Hospital Albert Einstein, SP com doenças neurológicas, tem utilizado do método pilates para estimular a habilidade de concentração e redução do stress.
• Fibromialgia – com a prática do exercício, ocorre uma regulação no sistema nervoso, no qual a pessoa termina a atividade se sentindo muito bem, com bom humor, disposição , alegria, menos dor, menos cansaço e consegue o melhor de tudo:Dormir bem!
• Bico de Papagaio – o exercício vai realinhar a pessoa, fortalecer e alongar a musculatura eliminando a dor, pois o equilíbrio foi readquirido com o método,assim, embora continuem existindo, não vai mais machucar, pois o corpo esta em equilíbrio.
• Escoliose – o método vai auxiliar a arrumar a postura”caixa”, através do P.H.o centro do corpo, propiciando alinhamento corporal, corrigindo a postura e aliviando as dores nas costas.
• Lombalgia - as aulas de pilates, podes trazer efeitos positivos na minimização dos agravos causados pela lombalgia, pois envolve o treino dos músculos estabilizadores da coluna e esse é essencial para a evolução dos programas preventivos e terapêuticos da lombalgia, principalmente na gravidez.
• Joanete – é necessário realizar diariamente uma ginástica para os pés e o método pilates pode trabalhar uma série em seus equipamentos, propiciando um bem estar pós aula.
• Rigidez do corpo(falta de flexibilidade) – torna o corpo mais flexível, facilita a movimentação, aumenta a mobilidade articular, reduz o desconforto e a dor.
• Hiperflexivel – propicia maior controle do corpo, alivia a tensão causda nas articulações, corrige a postura, o equilíbrio, o alinhamento corporal.
• Obesidade – ajuda a controlar o peso, reduz a ansiedade e a fadiga muscular, estimula o sistema circulatório, facilita a movimentação.
O Método Pilates é utilizado em todo mundo por companhias de dança, times profissionais, spas, clubes, academias, se tornando cada vez mais popular entre o público em geral, sendo as aulas ministradas por Educadores Físicos, Fisioterapeutas e Dançarinos com curso superior em Dança.
O Método Pilates é cada vez mais utilizado dentro de hospitais e tem sido muito indicado pelo corpo médico para evitar e combater dores, desconfortos, pelo corpo, sendo ou não oriundo de doença, pois o mesmo respeita as limitações dos praticantes, se tornando uma atividade prazerosa, trabalhando a saúde do cliente/paciente como um todo.

CrPilates''o som do corpo''
Fontes consultadas:
www.pilates.com.br / www.pilatesstudiofit.com.br / www.metacorpuspilates.com.br
www.romanaspilates.com / www.studioportoalegre.com